Pra que serve o Marketing de Conteúdo

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Pra que serve o Marketing de Conteúdo

Ok, agora que já falamos sobre o conceito de Marketing de Conteúdo, é possível que você se pergunte: por que devo produzir conteúdo se posso criar anúncios mostrando o meu produto?

Se você ainda não entendeu quais as grandes vantagens de uma estratégia de Marketing de Conteúdo sobre uma estratégia de marketing tradicional, siga lendo os próximos tópicos. Afinal de contas, essa estratégia conseguiu atingir o que o marketing convencional não foi capaz.

Basta dar uma analisada nas empresas que estão utilizando Marketing de Conteúdo hoje. São com materiais educativos e com o blogs de que conseguem atrair seus clientes. Analise grandes empresas do mercado, independentemente do segmento, e notem como elas estão usando isso a seu favor.

Red Bull, GoPro, McDonald’s, Vivo, Magazine Luiza, Samsung, Walmart, SalesForce, General Electric e outras gigantes do mercado já fazem Marketing de Conteúdo.

Dentre seus vários objetivos, podemos destacar 6:

1. AUMENTAR SUA VISIBILIDADE NA INTERNET

Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site. Sabemos que hoje não basta produzir conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade.
O algoritmo de busca do Google se desenvolveu muito e já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Dados como CTR na SERP, tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto são analisados e influenciam no rankeamento.

2. AUMENTAR A INTERAÇÃO COM SUA MARCA

Marketing de Conteúdo também serve como um canal de interação com sua marca para que os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões.
Conseguir a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe seu conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, por exemplo, é uma forma de publicidade espontânea.
Seja por meio de um blog, uma central de ajuda, um treinamento em vídeo ou nas redes sociais, o conteúdo que você cria pode ter alto potencial de engajamento.

3. NUTRIR SUA BASE DE LEADS

É importante levar em consideração que, por mais extensa que seja sua base de Leads, nem todas as pessoas estão prontas para consumir seu produto ou seu serviço.
Isso não significa que elas nunca serão seus clientes. Em muitos casos, o que falta é um pouco mais de informação até que essas pessoas vejam valor no que sua empresa oferece e tenham estrutura/fit para poderem utilizar e ter uma boa experiência com seu produto ou serviço.
Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível nutrir esses Leads com material relevante que irá prepará-los até que o momento ideal da compra possa chegar. Dessa forma, você não descarta diretamente um prospect despreparado, e sim posterga a compra para uma ocasião mais favorável.

4. REDUZIR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES

O custo de aquisição de clientes (CAC) é, como o próprio nome revela, quanto sua empresa gasta em média para adquirir um cliente novo.
E se sua empresa investe em Marketing de Conteúdo e em SEO, naturalmente novos potenciais clientes acessarão seu site de forma orgânica e recorrente, sem que você precise se esforçar mais para isso.

5. GANHAR CONFIANÇA DO PÚBLICO E ADQUIRIR PROPAGADORES DE SUA MARCA

Assim como o marketing mudou, o mesmo vale para a forma como o público enxerga as marcas e realiza compras.
Produzir conteúdo de qualidade faz com que sua empresa se torne autoridade no mercado e, consequentemente, ganhe confiança.
Uma empresa que está investindo tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entregando valor para essas pessoas certamente será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo.
Além do mais, ao falar sobre suas personas e não sobre sua empresa, você cria as chances de que esse público propague sua marca para sua rede de contatos, uma vez que, satisfeitos por terem problemas solucionados, poderão compartilhar seu conteúdo com seus amigos que possuem as mesmas dores.

6. MELHORAR A EXPERIÊNCIA PÓS-VENDA

Pode ser um FAQ, uma central de ajuda, um treinamento online ou mesmo um fluxo de Email Marketing focado para o cliente. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo para o cliente é uma força considerável para garantir a retenção e fidelização.
A boa experiência em um pós-venda é fundamental para que seu cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa mais tempo.

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/marketing-de-conteudo/#

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